5 Dicas de Gestão de Tempo para Médicos

Quem não quer “ter mais tempo”? E melhor ainda, com qualidade?  É por isso que separamos 5 dicas de Gestão de Tempo para Médicos.

A vida anda tão corrida que a gente acaba se perdendo com tantas atividades e por isso hoje eu gostaria de conversar um pouquinho com você, médico, sobre gestão de tempo.  

A rotina de um médico demanda uma alta versatilidade por conta das emergências que podem surgir. Por isso eu gostaria de te dar 5 dicas para melhorar o uso do seu tempo.  

1 – Autoconhecimento 

A primeira coisa que você precisa fazer é se conhecer. Você sabe quanto tempo demora para realizar uma consulta? E um exame? Escrever um laudo? Qual período você é mais produtivo? 

 Quando você se conhece fica muito mais fácil estruturar sua agenda, sem esta média de tempo contabilizada as outras dicas não vão funcionar. Aproveite seu momento de maior produção para atividades que demandam maior atenção.  

Por exemplo, se você trabalha melhor de manhã, marque suas cirurgias para este período! 

2 – Tenha objetivos claros 

Agora que você já se conhece é o momento de definir seus objetivos. Você está organizando seu tempo porquê? Quer passar mais tempo com sua família? Praticar esportes? Estudar? 

Você precisa saber onde quer chegar para ter um ponto de partida, então PLANEJE!   

3 – Aprenda a falar não 

Ninguém pode abraçar o mundo, ainda mais você que é médico!  

As emergências são reais e constantes, no entanto você precisa aprender a falar não com base em suas prioridades. Tudo que não é emergencial e não te ajuda a alcançar seu objetivo não vale a pena ser feito.  

Aquele congresso que você já conhece todos os profissionais envolvidos e suas respectivas pesquisas ou que não contribui com seu objetivo, deve ser realmente acompanhado?  

Se questione nestes momentos, te garanto que você mesmo possui as respostas. 

4 – Foco na tarefa atual 

Com sua rotina planejada tudo fica mais fácil e isso possibilita que você viva cada momento de “corpo e alma”, tanto uma consulta, um exame, quanto o jogo de futebol do seu filho ou a cerveja com os amigos (no dia que não tem plantão, é claro!).  

Quando você se preocupa com seu próximo compromisso, você não vive o momento atual, nem o que vem a seguir.  

Não esquente a cabeça com o que não pode ser mudado! 

5 – Automatize-se 

A tecnologia está à disposição para ajudar em todos os processos do seu trabalho, aproveite e encontre o que ela tem a oferecer de específico para sua área. Busque sistemas que facilitem sua vida, que funcionem a qualquer hora, em qualquer lugar e acima de tudo, que otimize seu tempo de trabalho. 

SEJA FELIZ 

Não espere o amanhã pra ser feliz. Enquanto você espera e só se preocupa com o trabalho sua vida passa, controle seu tempo!  

Deixe uma resposta