Como ter um consultório de sucesso?

Quais as aspirações para sua carreira? Muitos médicos gostariam de ter sua própria clínica ou consultório e é sobre isso que vamos conversar hoje. Quais os desafios deste mercado e como supera-los.   

Para tornar-se empreendedor na área da saúde é preciso muita dedicação e tempo para estudar uma área que é a diferente de sua formação e também desafiadora. Você precisa de conhecimentos administrativos e de marketing para alcançar o sucesso, além de uma equipe de confiança e dedicada como você.   

Por isso selecionamos alguns passos fundamentais neste processo:  

1- Planeje 

Antes de colocar a mão na massa é preciso muita pesquisa e planejamento, você não pode simplesmente encontrar um lugar e “abrir” seu consultório, o risco de dar errado é muito grande. Nesta etapa é necessário fazer um plano de negócio, que, segundo o Sebrae é  

Um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo riscos e as incertezas. Um plano de negócios permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.  

Desta forma é fundamental:  

  • Estabelecer objetivos e metas  

Saber onde você quer chegar motiva e impulsiona seu trabalho e é possível traçar caminhos para alcançar o que foi estabelecido  

  • Pesquisar o mercado  

Conheça seu mercado, pesquise a demanda da região que você quer abrir seu consultório. É viável? O mercado está saturado? Como atuam seus concorrentes?   

Se não for uma localização viável, as chances de fracasso são grandes.  

  • Se planejar financeiramente  

Quanto você tem para investir? Vai ser necessário fazer um empréstimo bancários?   

Por mais que você estude e queira se especializar na parte administrativa de seu consultório é extremamente válido contratar um escritório de contabilidade para te  prestar assessoria, a viabilidade financeira é fundamental para o sucesso de seu projeto.  

  • Conhecer normas específicas  

Clínicas médicas possuem um regulamento específico de funcionamento, a maioria delas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), mas também resoluções locais.   

Para que a ANVISA conceda o alvará de funcionamento do estabelecimento, é necessário cumprir as regras estabelecidas e é imprescindível seguir todas, tanto para lei como para sua segurança e de seus pacientes.   

2- Monte sua equipe  

Você precisará de funcionários inicialmente? Provavelmente sim.   

Contrate pessoas de confiança e que estão dispostas a crescer e trabalhar duro com você. Estas pessoas são a imagem de seu consultório, então alinhe diretrizes e expectativas.   

3- Não se esqueça da divulgação  

Agora que está tudo planejado, as pessoas precisam te conhecer. Planeje ações de marketing de maneira local e digital. Como você já conhece o público que pretende atingir, produza conteúdos de qualidade com a finalidade de aproximar seus pacientes em potencial de seu consultório.   

Esteja presente mídias tradicionais, mas também utilize as redes sociais para explorar o mercado.  Seguindo estes passos você diminui os ricos e tem segurança em seu trabalho. Se o empreendedorismo te interessa você pode encontrar muito mais sobre o assunto no site do Sebrae. 

Deixe uma resposta