Você está usando seu Instagram da forma correta?

São muitos os caminhos a se explorar quando se trata de marketing para área da saúde atualmente, mas nosso foco nesta publicação é conversar sobre este trabalho no Instagram.  

O marketing digital pode alavancar sua clínica, consultório e até mesmo sua imagem pessoal, por meio de publicações relevantes de sua área e o engajamento de seus pacientes em potencial.   

O Conselho Federal de Medicina, possui resoluções específicas sobre isso, para garantir a integridade do paciente e do exercício da profissão. O que é fundamental conhecer antes de traçar qualquer estratégia, como destaque deste documento podemos apontar a proibição de:  

  • Usar imagem do paciente para divulgar resultados de tratamentos;  
  • Divulgar conteúdo “desprovidos de rigor científico”;  
  • Oferecer consultoria como substituição da consulta; 
  • Anunciar técnicas exclusivas.  
 Agora que você tem em mãos o que não pode fazer, vamos para o que você deve fazer!  

Com este documento já analisado você precisa traçar uma estratégia, fazer um planejamento. Com um objetivo definido e um caminho a percorrer, fica mais fácil desenvolver ações.   

O Instagram possui mais de 800 milhões de usuários ativos no Brasil e é atualmente um ótimo lugar para estar!  

Ao criar seu perfil no Instagram, configure sua conta para perfil comercial e fique atento a suas informações de endereço e contato. Com sua conta criada produza conteúdo de qualidade e relevância para seu público-alvo.  

Qual objetivo foi definido em sua fase de planejamento? Alcançar novos pacientes, divulgar sua clínica, consolidar sua imagem?  

O que seu público quer saber? Esta é uma ótima ferramenta para dar dicas de saúde ou mostrar a realidade por trás do seu atendimento, por exemplo. Passe informações de qualidade de forma clara e objetiva e participe da interação que esta plataforma te proporciona.  

O Instagram é uma rede de compartilhamento de imagem, então invista em conteúdos visuais, tanto fotos quanto vídeos. A função Stories presente no aplicativo facilita para que você compartilhe seu dia a dia e suas opiniões, além de ser um canal mais próximo de seu público.   

É fundamental que você tenha frequência em suas postagens, para que seus seguidores não esqueçam de você, nem percam o interesse.  Fazer um calendário de publicações é uma boa forma de se programar. 

 Então, o que você precisa fazer?  
  • Crie sua conta;  
  • Conheça seu público; 
  • Produza conteúdo de qualidade;
  • Desenvolva e mantenha relacionamento com seu público.

PS: existe também a demanda de investimento desta plataforma, que você pode optar ou não por fazer, mas que te rende mais seguidores e engajamento, como as ferramentas de gerenciamento da conta e o chamado Instagram Ads. 

Deixe uma resposta