Gestão financeira para médicos: como você organiza seu dinheiro?

Eu não quero te ensinar como gastar seu dinheiro, meu objetivo hoje é checar como você está fazendo sua gestão financeira, levando em conta seus ganhos em sua clínica, consultório ou até mesmo dos hospitais nos quais você trabalha.

Você possui algum jeito fácil de estabelecer este controle ou sente que está perdendo dinheiro? 

O planejamento financeiro é um passo fundamental em qualquer carreira, para que o dinheiro trabalhe por você e não o contrário. Vamos lá: 

1 – Quais são suas fontes de renda? 

Você possui controle dos seus ganhos? Em quantas instituições você trabalha? Você tem carteira assinada ou é profissional liberal? Seus ganhos variam conforme sua carga horária e dedicação ao trabalho. 

 O mito de que, por ganharem bem, médicos não precisam se preocupar com suas finanças não é real, pelo contrário, por conta de seus ganhos podem acabar gastando em coisas desnecessárias ou até mesmo não ter conhecimento ou controle deles.  

Seus ganhos começam, efetivamente, como médico, a partir dos seus 28 anos, mais ou menos, certo? Vale a pena investir? Sim, mas infelizmente não existe uma fórmula de sucesso quando se trata de investimentos, depende de seu objetivo e sua tolerância ao risco.  

Lembre-se primeiro de garantir sua reserva de emergência!  

2 – Se proteja 

Existem diversos seguros para bens materiais, mas também existem seguros para sua vida e alguns específicos para médicos, que funcionam como uma forma de segurança para você, sua família e seus pacientes. 

Seguro de Vida Rentável é muito utilizado pela família em caso de ausência do segurado, por si próprio em caso de invalidez e alguns podem ser retirados após um período de carência, variando conforme cláusulas contratuais. 

Ao se tratar de Seguro de responsabilidade civil, ele cobre danos involuntários, materiais ou físicos, que o segurado pode ter causado a alguém. Este seguro é utilizado por profissionais liberais e administradores e os parâmetros de ressarcimento são estipulados na apólice. Ideal para médicos com especialidades de alto grau de risco.   

São apenas alguns exemplos, é preciso encontrar o que mais se enquadra em seus planos de vida e carreira. 

3 – Se organize 

Agora que você já sabe quais seus ganhos e como se proteger, é o momento de saber maneiras inteligentes de gastar seu dinheiro. Não é porque seus ganhos são altos que você não deve aproveitar oportunidades para economizar.  

Uma boa dica neste momento é concentrar toda sua renda em uma única conta bancária, facilita o controle e o pagamento de contas, é importante ficar atento ao uso de cartões de crédito. 

Outro ponto que merece atenção são os gastos desnecessários, como pagar academia para sua “consciência malhar”, isso não é eficiente, muito menos um gasto válido. Aproveite oportunidades de compra, é possível manter alto padrão em roupas, por exemplo, aproveitando promoções.  

Planejamento anda ao lado de qualidade de vida! 

EcoCloud 

Com a plataforma EcoCloud é possível controlar seus lucros ao realizar um Ecocardiograma, na aba “Contas a receber” você acessa um relatório com todos os exames realizados e seu status de pagamento. Além de relatórios gerais com os dados obtidos nos exames.  

Ideal e prático para médicos que fazem este tipo de exame em mais de uma clínica ou hospital.  

Deixe uma resposta