5 TEDs que todo médico deve assistir!

Você já deve ter ouvido falar do TEDTalks, uma série de conferências realizadas nas Américas, Ásia e Europa que mudaram a forma da comunicação nas apresentações em público. Ele conta com apresentações curtas que tem o intuito de apresentar ideias e inspirar pessoas. 

E foi pensando nisso que criamos para você uma lista dos 5 TEDs que todo médico deveria, inspiradores e que te levam a refletir quanto a sua profissão.   

doctor’s touch 

Esta palestra é apresentada pelo médico e professor da Universidade de Stenford, nos Estados Unidos, Abraham Verghese. Ela é muito relevante para te lembrar a importância do toque do médico no momento de um atendimento, por meio de experiencia pessoal e fatos históricos o professor demonstra que independente da tecnologia disponível, nada substitui o toque humano. 

Mesmo sendo um vídeo de 2011, o tema é mais atual do que nunca. Vale a pena conferir! 

Como os médicos vão sobreviver à revolução digital?

A Doutora Andressa Gulin, dá seu testemunho de como a inovação faz diferença em sua vida e seu atendimento. Ela demonstra que fazer diagnóstico e prescrever tratamentos são apenas ferramentas, este vídeo complementa o anterior do Doutor Abraham Verghese e proporciona a você, médico, uma reflexão quanto ao cunho de sua profissão.  

What your doctor won’t disclose 

Este Ted vai te levar a refletir sobre a transparência com a qual você lida com seus pacientes. A Doutora Leana Wen, desenvolveu uma pesquisa sobre o que as pessoas, nos Estados Unidos, sabem sobre seu sistema de saúde e apresenta os resultados neste vídeo, refletindo também sobre a importância de atender a vontade do paciente.

Médicos comentem enganos, podemos falar sobre isso? 

Nesta apresentação o médico Brian Goldman fala sobre a cultura da medicina que não discute os erros e enganos que ocorrem durante o exercício da profissão. Por meio de relatos pessoais ele demonstra que não é errado discutir sobre isso com colegas e a forma com que seus erros afetaram sua carreira.  

O trabalho não precisa ser uma tortura 

Esta apresentação foi escolhida por se tratar de um grande Ted brasileiro, ele sai do ambiente direcionado para médicos e nos leva a refletir qual o verdadeiro cunho de nosso trabalho. É uma apresentação que trata sobre seu propósito de vida, reconhecimento e realização pessoal.  

O TED te oferece muito mais conteúdo de qualidade, vale a pena conferir. E aí, o que inspira você?

Deixe uma resposta