Descubra como ter um consultório de SUCESSO

Quais as aspirações para sua carreira? Muitos médicos gostariam de ter sua própria clínica ou consultório e é sobre isso que vamos conversar hoje. Quais os desafios deste mercado e como supera-los.  

Para tornar-se empreendedor na área da saúde é preciso muita dedicação e tempo para estudar uma área que é a diferente de sua formação e também desafiadora. Você precisa de conhecimentos administrativos e de marketing para alcançar o sucesso, além de uma equipe de confiança e dedicada como você.  

Por isso selecionamos alguns passos fundamentais neste processo: 

1- Planeje

Antes de colocar a mão na massa é preciso muita pesquisa e planejamento, você não pode simplesmente encontrar um lugar e “abrir” seu consultório, o risco de dar errado é muito grande. Nesta etapa é necessário fazer um plano de negócio, que, segundo o Sebrae é 

Um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo riscos e as incertezas. Um plano de negócios permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. 

Desta forma é fundamental: 

  • Estabelecer objetivos e metas 

Saber onde você quer chegar motiva e impulsiona seu trabalho e é possível traçar caminhos para alcançar o que foi estabelecido 

  • Pesquisar o mercado 

Conheça seu mercado, pesquise a demanda da região que você quer abrir seu consultório. É viável? O mercado está saturado? Como atuam seus concorrentes?  

Se não for uma localização viável, as chances de fracasso são grandes. 

  • Se planejar financeiramente 

Quanto você tem para investir? Vai ser necessário fazer um empréstimo bancários?  

Por mais que você estude e queira se especializar na parte administrativa de seu consultório é extremamente válido contratar um escritório de contabilidade para te prestar assessoria, a viabilidade financeira é fundamental para o sucesso de seu projeto. 

  • Conhecer normas específicas 

Clínicas médicas possuem um regulamento específico de funcionamento, a maioria delas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), mas também resoluções locais.  

Para que a ANVISA conceda o alvará de funcionamento do estabelecimento, é necessário cumprir as regras estabelecidas e é imprescindível seguir todas, tanto para lei como para sua segurança e de seus pacientes.  

2- Monte sua equipe 

Você precisará de funcionários inicialmente? Provavelmente sim.  

Contrate pessoas de confiança e que estão dispostas a crescer e trabalhar duro com você. Estas pessoas são a imagem de seu consultório, então alinhe diretrizes e expectativas.  

3- Não se esqueça da divulgação 

Agora que está tudo planejado, as pessoas precisam te conhecer. Planeje ações de marketing de maneira local e digital. Como você já conhece o público que pretende atingir, produza conteúdos de qualidade com a finalidade de aproximar seus pacientes em potencial de seu consultório.  

Esteja presente mídias tradicionais, mas também utilize as redes sociais para explorar o mercado. 

 Seguindo estes passos você diminui os ricos e tem segurança em seu trabalho. Se o empreendedorismo te interessa você pode encontrar muito mais sobre o assunto no site do Sebrae.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *