Saiba qual a resposta para realizar um bom atendimento!

Como médico, você sabe que seu principal ativo é a vida humana, ou seja, seu contato é direto e constante com pessoas, que na maioria das vezes busca a solução de um problema que impacta diretamente em sua vida.  

E como você pode garantir a segurança e eficácia do atendimento ao seu paciente?  

Existem iniciativas no Brasil e no exterior, como o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) Academy of Medical Royal Colleges, que buscam facilitar e aprimorar o relacionamento dos médicos com seus pacientes, proporcionando segurança para ambos.  

Com base nessas iniciativas é possível afirmar que a primeira forma de assertividade neste processo é a comunicação.  Só é possível estabelecer a prática eficiente da medicina quando o relacionamento do paciente, de sua família, do médico e de sua equipe é pautado pelo diálogo e pela sinceridade.  

No contato com o paciente e a família: 

O objetivo do diálogo é transmitir a comunicação, desta forma, se quem está te ouvindo não está te compreendendo há um ruído neste processo. É neste momento que você, como médico, deve igualar seu vocabulário a termos leigos e de fácil compreensão.  

Se sua explicação de diagnóstico ou encaminhamento para uma cirurgia, por exemplo, for puramente técnico, dificilmente seu paciente vai entender, causando muitas vezes uma ansiedade desnecessária ou a falta de consciência da gravidade de um determinado procedimento.  

Outro fator importante neste momento é não deixar de compartilhar suas decisões, com base em evidências, isso transmite confiança e possibilita a tomada de decisão também por parte do paciente.  

Então, tente eliminar o “mediquês” na hora de lidar com seus pacientes, este é o momento de ser claro e objetivo, buscando também a humanização ao lidar com pessoas.  

Com sua equipe: 

O primeiro passo ao se tratar de uma equipe multidisciplinar é que você reconheça o valor de cada um, desde o enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, até os responsáveis pela limpeza, já que sem eles o seu trabalho não pode ser desenvolvido.  

É fundamental que você, em sua atuação diária, estabeleça e siga protocolos, tanto para sua segurança quanto para a do paciente, com processos estabelecidos você utiliza melhor seus recursos e melhora a qualidade de seu atendimento.  

 

O que vocês não devem se esquecer durante um atendimento é do respeito e da valorização da vida!

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