Como conciliar família e carreira?

A carreira médica é um desafio por si só, o compromisso que vocês estabelecem com a vida humana é desafiador e nobre, mas a falta de uma rotina fixa e o excesso de dedicação que a profissão exige podem cobrar seu preço.  

O que todos os pacientes precisam entender é que “médico também é gente”, ou seja, tem uma vida igual a de todo mundo, com família, inseguranças e cobranças. E como enfrentar tudo isso e continuar dando o melhor por seus pacientes e por sua família?  

Separamos algumas dicas que podem te ajudar 

1- Otimize seu tempo 

Você não pode abraçar o mundo, então se organize ao máximo para aproveitar o tempo que você tem e até mesmo torna-lo mais versátil. Para se aprofundar no assunto veja 5 dicas para gerir seu tempoelas podem fazer muita diferença no seu dia a dia. 

2- Tenha um hobby 

Tenha uma vida além do seu consultório, ter um hobby reduz o estresse e te ajuda a canalizar as energias, assim como a prática de atividades físicas. Não seja aquele médico “faça o que eu digo, não o que eu faço”. 

É possível compartilhar esses momentos com a sua família, mas lembre-se de ter momentos só para você! 

3- Mantenha o diálogo 

Sua família precisa conhecer sua rotina e você a delas, desta forma, o seu horário flexível deve se adequar a de seu cônjuge e de seus filhos. Todo tempo junto deve ser aproveitado, como o trânsito ou as refeições.  

Outra coisa que o diálogo reforça é que “combinado é combinado”, não brinque com as expectativas de sua família, isso vai acabar afastando-os de você. Busque cumprir tudo que é estabelecido previamente e não prometa nada que não esteja a seu alcance. 

A tecnologia também facilita muito isso, vocês podem estar em contato constante e nenhuma das necessidades ser negligenciada. 

4- Não sinta culpa 

Seu trabalho é muito importante para você e sua família, é ele que provêm o sustento de vocês e proporciona conforto e qualidade de vida. Então porque se culpar? Ele é extremamente necessário para vida de vocês e se você seguiu todas as dicas anteriores é capaz de aproveitar o melhor de dois mundos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *